Minha querida mana.
Hoje, celebrarias 50 anos.
Na mesa da sala, coloquei um bolo, velas de aniversário, uma fotografia tua e o perfume “Anaïs Anaïs” da Cacharel que, por acaso ou por coincidência, encontrei hoje à venda e que me fez recordar os nossos tempos de infância. Acendi as velas, falei contigo e deixei-as acesas até queimarem por completo. Todos os anos celebro o teu aniversário.
Apercebi-me que me concentro muito nos últimos anos da tua vida, carregados de sofrimento, quando me devia concentrar mais nas recordações boas e divertidas que tive contigo. Preciso de recordar mais a irmã, a mãe, a esposa, a filha, a amiga e a mulher que foste e menos a doente.
Obrigada por teres sido a minha irmã e por todos os momentos que vivemos juntas. Desejo que estejas em paz e tenhas muita luz sempre a acompanhar-te.
Sinto-me triste quando penso que não podemos mais falar ao telemóvel, nem estarmos juntas e nem temos o privilégio de envelhecermos ao lado uma da outra.
Deves estar orgulhosa dos teus bebés, que se estão a tornar em adultos maravilhosos e lindos. O Tomé, com 13 anos, está gigante! Tem um gato chamado Garfield, que é lindo e perfeito para ele. São inseparáveis e é enternecedor vê-los juntos. É espantoso o efeito que o animal de estimação certo pode ter numa pessoa. O Benjamin é aluno de mérito na Universidade e já está a trabalhar, antes de terminar o curso; tem um enorme sentido de responsabilidade.
É muito gratificante sentir que tu continuas a viver através deles e que não se esqueceram de ti. A mãe contou-me que o Benjamin disse ao teu marido que ele procura uma mulher como tu, mas que nunca vai conseguir encontrar, porque eras única.
Os teus filhos não falam abertamente sobre ti, não porque se esqueceram de ti, mas acho que se deve ao facto de carregarem uma mágoa e uma tristeza enormes por teres desaparecido da vida deles.
Obrigada por teres sido a minha irmã e por todos os momentos que vivemos juntas. Desejo que estejas em paz e tenhas muita luz sempre a acompanhar-te.
Adoro-te, mana! Obrigada pela tua existência e pela luz que nos deste. Numa próxima vida, espero que nos tornemos a encontrar.
Um abraço forte e com beijinhos muito doces, carregados de saudades.
Da tua mana, M.
27/01/2021



