Estamos no último mês do ano de 2019. É muito frequente durante o mês de dezembro haver muitas festas, sobretudo de âmbito profissional, mas também há quem aproveite esta época para se reunir com quem já não vê há muito tempo para aconchegar as saudades, contar as novidades e recordar aventuras vividas em conjunto.
O Natal é uma das comemorações principais do ano, que pode despertar vários sentimentos. Há quem adore o Natal, como é o meu caso, e há quem esteja desejoso que esta época termine.
Esta época dá-nos uma magia que devemos aproveitar. O Natal oferece uma energia positiva que devemos transportar para dentro de nós próprios.
Adoro o Natal, porque gosto muito das decorações e das músicas. Há sempre mais luz e mais alegria nas ruas e nas casas. É tão bom andar na rua e ver as decorações de Natal e, em algumas cidades, há música a tocar. Esta época dá-nos uma magia que devemos aproveitar. O Natal oferece uma energia positiva que devemos transportar para dentro de nós próprios.
Das comemorações de Natal fazem parte símbolos tradicionais, como a árvore de Natal, o Pai Natal, o presépio, a iluminação e outras decorações natalícias. Independentemente das decorações de Natal que coloca na sua casa, o importante é que tenham significado para si.
Na minha casa não há a tradicional árvore de Natal grande, verde e cheia de enfeites natalícios. Há um conjunto de objetos que são colocados em locais específicos e com valor para mim.
Esta costuma ser uma época de consumo excessivo, que nos faz correr o risco de nos esquecermos da essência deste período. Muitas vezes, compramos prendas para quem não queremos (é uma questão de obrigação ou de não ficarmos mal perante determinada pessoa), compramos prendas desnecessárias ou prendas que vão para além das nossas possibilidades. Os impulsos de consumo estão diretamente relacionados com a necessidade de reconhecimento por parte dos outros e do valor que atribuímos ao dinheiro. De uma forma inconsciente, o que procuramos é sermos aceites pelos outros.
Esta costuma ser uma época de consumo excessivo, que nos faz correr o risco de nos esquecermos da essência deste período.
Para não se perder nem gastar muito dinheiro, faça uma lista das pessoas a quem vai dar uma prenda. O importante não é tanto o valor monetário do que estamos a oferecer, mas o valor emocional que atribuímos àquela prenda. Dar um miminho com uma mensagem personalizada pode fazer a diferença no Natal dessa pessoa. Esta é uma época de afetos, em que devemos aproveitá-la para transmitir aos outros o importante que são na nossa vida. Não compre coisas que as pessoas não gostam ou não precisam. Não encha as crianças de brinquedos. Junte-se a outros amigos ou familiares e, em conjunto, comprem uma prenda.
Tradicionalmente, esta é uma época em que as famílias se reúnem. Se vai passar o Natal com a sua família, aproveite bem a presença uns dos outros. É triste quando, nas famílias, há ciúmes, invejas e conflitos por resolver que não têm razão de ser. Não perca tempo nem desperdice a sua energia com situações familiares sem importância.
O Natal designa a festa anual cristã, em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, a 25 de dezembro. Cada um de nós deve refletir sobre o significado do Natal e do nascimento de Jesus Cristo. A proposta que lhe faço é que reflita sobre como viver um Natal em que os presentes principais são os afetos partilhados com aqueles que fazem parte da sua vida. Com a correria do dia a dia, muitas vezes, esquecemos de partilhar o que sentimos e o que pensamos. Esta é uma boa altura para olharmos para dentro de nós próprios e sermos sinceros com as pessoas que nos rodeiam.
A proposta que lhe faço é que reflita sobre como viver um Natal em que os presentes principais são os afetos partilhados com aqueles que fazem parte da sua vida.
Em privado ou em família, faça um momento de silêncio. Dê graças pelas pessoas positivas que fazem parte da sua vida e pelas suas conquistas. Dê graças por tudo o que existe de positivo na sua vida. Peça auxílio para superar situações difíceis. Tenha no seu coração as pessoas que já partiram. Tenha consciência da dádiva da vida e peça para que saiba retribuir. Agradeça ao planeta o acolhimento que lhe proporciona, às estrelas que iluminam a sua noite, à água que lhe permite saciar a sede, comer, tratar da higiene, lavar a roupa e lavar a casa. Agradeça pela comida, pelas suas roupas e pela sua casa. Peça por luz na sua vida.
Precisamos de luz para iluminar o nosso caminho e para dissipar as nossas dúvidas. Precisamos de luz na nossa família e no nosso trabalho. Por isso, o que lhe desejo neste Natal é que tenha muita luz na sua vida. Viva este Natal com significado.
Sugestões de presentes para o Natal: para o seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, o seu coração. Para um cliente, o seu serviço. Para tudo, caridade. Para uma criança, um bom exemplo. Para si, respeito. – Oren Arnold



Imagens de Marina Khrapova e D A V I D S O N L U N A via Unsplash
